A China continuou a cortar suas participações em títulos do Tesouro dos EUA no início do ano em meio ao aumento das taxas de juros de longo prazo, que reduziram seus retornos sobre seus investimentos no exterior depois que o Federal Reserve dos EUA acelerou seus aumentos de custo de empréstimos no ano passado.
Como as participações estrangeiras aumentaram pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, as participações da China caíram para US$ 859,4 bilhões em janeiro, de US$ 867,1 bilhões em dezembro, caindo pelo sexto mês consecutivo e marcando seu ponto mais baixo desde maio de 2009, segundo dados divulgados pelos EUA. Departamento do Tesouro na quarta-feira.
A China completou três dias de exercícios militares destinados a simular um bloqueio a Taiwan. Os exercícios incluíram um porta-aviões e bombardeiros com capacidade nuclear, à medida que as tensões continuam aumentando após uma reunião entre o presidente da Câmara, McCarthy, e o presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.
O mais novo porta-aviões da China praticou pela primeira vez o ataque a Taiwan a partir da costa leste da ilha, demonstrando a crescente determinação de Pequim em projetar poder além do Estreito de Taiwan e longe no Oceano Pacífico, uma área tradicionalmente dominada pelos Estados Unidos e seus aliados regionais.
Na segunda-feira, o Ministério da Defesa de Taiwan registrou 91 caças e 12 navios do exército chinês no espaço de 12 horas. Este é um número recorde de aeronaves militares chinesas entrando no espaço aéreo ao redor de Taiwan em um único dia.
Destas, 54 aeronaves cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan e entraram no espaço aéreo sudoeste e sudeste de Taiwan.
As forças armadas da China declararam que estão "prontas para lutar e esmagar a independência de Taiwan", divulgando um vídeo animado simulando como lançariam um ataque total à nação insular autogovernada.
O clipe, compartilhado pela conta oficial WeChat do Comando de Teatro Oriental dos militares chineses e posteriormente postado no Twitter pelo The Global Times, mostrou como Pequim lançaria uma torrente de mísseis do continente e de sua marinha no Estreito de Taiwan para demolir as defesas de Taiwan antes de invadir.
“Os exercícios militares chineses nestes dias foram muito sérios”, disse o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, à Fox News no domingo. “Se você observar as surtidas da força aérea chinesa, junto com os navios, eles estão chegando muito perto de Taiwan. E qualquer acidente pode desencadear uma guerra incontrolável entre Taiwan e China. E se outros países estão tentando intervir, pode ser o início de uma guerra de grande escala”.
Um contratorpedeiro americano de mísseis guiados, o USS Milius, conduziu uma operação de liberdade de navegação no Mar da China Meridional na segunda-feira, chegando a 12 milhas náuticas de Mischief Reef nas Ilhas Spratly para desafiar as extensas reivindicações territoriais da China nas águas disputadas. Pequim chamou a operação de “ilegal”.
Então, o que eu faria para impedir um bloqueio? Eu gostaria que os chineses soubessem que se você bloquear Taiwan, terá dificuldade em obter petróleo do Oriente Médio.
Eu aumentaria o treinamento e obteria os F-16 necessários em Taiwan. Há um atraso. Eu resolveria esse atraso. Eu moveria as forças de guerra para a Coreia do Sul e o Japão.
Uma lista de onde Pequim está buscando ou explorando bases, de acordo com o governo dos EUA, inclui as ilhas do Mar da China Meridional; Camboja, Mianmar, Tailândia e Indonésia no Sudeste Asiático; Djibuti, Emirados Árabes Unidos, Paquistão, Quênia, Sri Lanka, Seychelles e Tanzânia na área do Oceano Índico; as Ilhas Salomão e Vanuatu no Pacífico Sul; e até a Guiné Equatorial e Angola na costa atlântica da África.
O único outro país que tem uma pegada militar tão expansiva são os EUA, com seus militares e compromissos globais.
Este blog usa cookies e outros serviços para melhorar sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
0 Comentários
Coletividade Evolutiva abre espaço para o diálogo consciente. Sua perspectiva é valiosa. Compartilhe reflexões, ideias e experiências com respeito e profundidade. Juntos, construímos um espaço de troca verdadeira, onde o conhecimento evolui com ética, clareza e propósito.