As complicações do diabetes resultam da produção prejudicada de insulina, o que aumenta os níveis elevados de açúcar no sangue. Embora não seja segredo que é possível controlar o alto nível de glicose ajustando a dieta, os suplementos também podem ajudar nisso.
Um novo estudo, publicado na revista Annals of Internal Medicine, defende o papel da vitamina D nessa missão. Os pesquisadores do Tufts Medical Center, em Boston, sugerem que tomar suplementos de vitamina D pode reduzir em 15% o risco de diabetes tipo 2 em adultos com pré-diabetes.
Uma pessoa com pré-diabetes tem níveis de açúcar no sangue acima do normal, mas não são altos o suficiente para serem classificados com a doença. No entanto, essas pessoas correm maior risco de desenvolvê-la no futuro. A equipe de pesquisa revisou e analisou três ensaios clínicos antes de chegar a esta conclusão.
A vitamina D ajuda a prevenir a diabetes tipo 2, porque atua na produção de insulina, o hormônio que regula os níveis de glicose no sangue. Isso acontece porque a vitamina D aumenta, dentro das células que produzem a insulina, a quantidade de cálcio, que é um mineral essencial para a secreção desse hormônio.
A vitamina D é uma vitamina essencial para o equilíbrio de cálcio e fósforo no organismo, ajudando a evitar a osteoporose, além de fortalecer o sistema imunológico, prevenir a diabetes e manter a saúde do coração.
A vitamina D é produzida no organismo na forma da vitamina D3 (colecalciferol), através da exposição à luz solar, mas também pode ser obtida com consumo de alimentos de origem animal, como peixes e ovos. Já na forma da vitamina D2 (ergocalciferol), essa vitamina está presente em suplementos, alimentos fortificados e alguns vegetais e fungos.
A deficiência de vitamina D pode causar osteomalácia e osteoporose nos adultos, e raquitismo, nas crianças. Já o excesso dessa vitamina no organismo pode provocar falta de apetite, dor abdominal, pressão alta e fraqueza muscular.
Detalhes do estudo
Durante um período de três anos, ocorreu um novo aparecimento de diabetes em 22,7% dos participantes que receberam vitamina D, em comparação com 25% daqueles que receberam placebo.
Com base nesses resultados, os pesquisadores estimaram como os suplementos de vitamina D impactariam os adultos com pré-diabetes em todo o mundo. Eles descobriram que suplementos de vitamina D poderiam atrasar o desenvolvimento da condição. No entanto, ainda existem algumas incógnitas importantes.
Por exemplo, ainda não se sabe a dose ou formulação ideal de vitamina D, e se é necessário ter como objetivo um nível específico de vitamina D no sangue que maximizaria o benefício nesta população, com pouco ou nenhum risco de quaisquer efeitos secundários.
A equipe de pesquisa está planejando agora projetar estudos futuros para responder a essas questões pendentes.
Este blog usa cookies e outros serviços para melhorar sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Receba descobertas que o sistema não quer que você saiba: 📲
Inscreva-se e receba os últimos avanços em saúde natural, prevenção de doenças e bem-estar evolutivo diretamente no seu e-mail.
🔐 Nada de spam. Só conhecimento que transforma.
0 Comentários
Coletividade Evolutiva abre espaço para o diálogo consciente. Sua perspectiva é valiosa. Compartilhe reflexões, ideias e experiências com respeito e profundidade. Juntos, construímos um espaço de troca verdadeira, onde o conhecimento evolui com ética, clareza e propósito.