As semelhanças entre pimenta-do-reino e açafrão são consideráveis. Ambas são especiarias aromáticas consideradas muito saudáveis, graças aos compostos naturais que contêm. Esses mesmos compostos também são responsáveis por características específicas de sua fonte. A curcumina dá à cúrcuma sua cor amarela, enquanto a piperina faz com que a pimenta-do-reino tenha um sabor picante na língua.
Embora encontrada em grandes quantidades na cúrcuma, a curcumina resiste à absorção pelo sistema digestivo. As pessoas podem comer açafrão até ficarem doentes com o tempero amarelo, mas só receberão tão pouca curcumina em troca de seus problemas.
A piperina da pimenta-do-reino aumenta a taxa de absorção da curcumina na cúrcuma
Por si só, a piperina pode melhorar a eficiência do processo digestivo e prevenir a inflamação que está ligada ao câncer e ao diabetes. Essas atividades saudáveis permitem aumentar a biodisponibilidade da curcumina e de outros compostos.
A pimenta-do-reino aumenta a eficiência das enzimas digestivas que extraem a curcumina da cúrcuma. Ao mesmo tempo, preserva a cúrcuma de processos inflamatórios que normalmente quebrariam o tempero antes que ele pudesse ser processado pelo sistema digestivo. Também explica por que ambas as especiarias são encontradas no curry e em outros ingredientes para alimentos picantes.
Com base nessas descobertas, uma pessoa não deve consumir o máximo possível de açafrão – e apenas açafrão. Em vez disso, seria muito mais eficiente para as pessoas tomarem uma pequena dose de açafrão junto com pimenta-do-reino.
Graças à piperina, pode-se absorver tanta curcumina de pequenas quantidades de açafrão quanto normalmente se obteria consumindo grandes quantidades apenas do tempero amarelo. A dose recomendada é uma pitada de pimenta-do-reino, ou cinco por cento de uma colher de chá.
Aqui estão algumas das melhores maneiras de obter piperina e curcumina
A maneira mais fácil e óbvia de obter esses benefícios para a saúde é comer alimentos que contenham açafrão e pimenta-do-reino. O curry em pó contém as duas especiarias. Portanto, considere aumentar a quantidade de refeições à base de curry em sua dieta.
Outra maneira de aumentar a biodisponibilidade da curcumina é comer alimentos que contenham gorduras saudáveis. O óleo de coco, por exemplo, contém essas gorduras boas que melhoram a digestão e retardam a quebra da cúrcuma até que a curcumina possa ser absorvida.
Você pode combinar este óleo saudável com pasta de açafrão dourada. A mistura é ótima para caril, molhos para salada e smoothies. Ou você pode preparar chá de açafrão e misturar pimenta-do-reino nele.
Se fazer curry for muito incômodo, ou se o sabor da cúrcuma for insuportável, considere comprar um suplemento de curcumina que contenha pimenta-do-reino e açafrão. Compre esses suplementos naturais de fontes certificadas.
Este blog usa cookies e outros serviços para melhorar sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Receba descobertas que o sistema não quer que você saiba: 📲
Inscreva-se e receba os últimos avanços em saúde natural, prevenção de doenças e bem-estar evolutivo diretamente no seu e-mail.
🔐 Nada de spam. Só conhecimento que transforma.
0 Comentários
Coletividade Evolutiva abre espaço para o diálogo consciente. Sua perspectiva é valiosa. Compartilhe reflexões, ideias e experiências com respeito e profundidade. Juntos, construímos um espaço de troca verdadeira, onde o conhecimento evolui com ética, clareza e propósito.