Embora as beterrabas tenham um sabor e aroma terrosos que algumas pessoas podem achar desagradáveis, pesquisas mostram que há muitas razões pelas quais elas devem fazer parte de sua dieta diária. Por exemplo, como todos os superalimentos genuínos, as beterrabas têm um valor nutricional notavelmente alto.
De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA, uma porção de 3/4 de xícara (100 gramas, g) de beterraba crua contém apenas 43 calorias e uma riqueza de nutrientes essenciais, como:
- Carboidratos, 9,6 g
- Proteína, 1,6 g
- Fibra alimentar, 2,8 g
- Vitamina A, 0,3% das necessidades diárias de um homem adulto e 0,39% das necessidades diárias de uma mulher
- Vitamina B9 (folato), 37% das necessidades diárias de um adulto
- Vitamina C, 7,4% das necessidades diárias de um adulto
- Magnésio, 7,83 por cento das necessidades diárias de um homem adulto e 10,97 por cento das necessidades diárias de uma mulher
- Fósforo, 7,77% da necessidade diária de um adulto
As beterrabas também contêm quantidades decentes de vitaminas B1, B2 e B6, cálcio, cobre, ferro, potássio e selênio. Além desses nutrientes, as beterrabas também possuem vários fitonutrientes benéficos em sua posse. Por exemplo, as beterrabas obtêm sua impressionante cor vermelho-púrpura das betacianinas, que possuem poderosas propriedades antioxidantes. Diz-se que as betacianinas protegem as células do estresse oxidativo, eliminando os radicais livres.
- Experimente o poderoso suplemento: Nature's Way - Raiz Beterraba 500 mg. - 100 Cápsulas vegetarianas
A betanina, um pigmento vermelho natural e a betacianina mais comum encontrada na natureza, exibe considerável atividade de eliminação de radicais livres e também atua como um estimulador natural dos mecanismos de defesa antioxidante. A pesquisa descobriu que a betanina também tem efeitos anti-inflamatórios.
As antocianinas, outro grupo de pigmentos antioxidantes encontrados apenas em frutas e vegetais de cor vermelha, roxa e azul, também estão abundantemente presentes na beterraba. Diz-se que esses potentes produtos químicos têm atividades antidiabéticas, anticancerígenas, antiinflamatórias, antimicrobianas e antiobesidade.
A beterraba também é uma boa fonte de nitrato inorgânico, um composto que é convertido em óxido nítrico (NO) dentro do corpo humano. Tanto o nitrato quanto o NO realizam uma série de atividades biológicas de suporte à saúde, como melhorar o desempenho do exercício, proteger o sistema digestivo, manter a homeostase microbiana, reduzir a pressão arterial e suprimir o crescimento do tumor.
6 Benefícios da beterraba para a saúde apoiados pela ciência
Graças à sua abundância de nutrientes essenciais e fitonutrientes benéficos, a beterraba oferece inúmeros benefícios quando consumida como parte de uma dieta bem equilibrada. Aqui estão seis benefícios baseados em evidências de comer beterraba orgânica: (h / t a TheEpochTimes.com)
- Experimente o poderoso suplemento: Nature's Way - Raiz Beterraba 500 mg. - 100 Cápsulas vegetarianas
Eles ajudam a reduzir a pressão arterial
De acordo com uma revisão sistemática e meta-análise publicada na Advances in Nutrition, beber suco de beterraba regularmente pode ajudar a reduzir significativamente a pressão arterial. De fato, o estudo relacionou o consumo regular de suco de beterraba a uma redução média de 3,55 milímetros de mercúrio (mmHg) para a pressão arterial sistólica e 1,32 mmHg para a pressão arterial diastólica.
Curiosamente, o estudo observou que esse efeito favorável da beterraba na função cardiovascular não tem nada a ver com seu teor de nitrato. No entanto, um estudo mais recente publicado na Frontiers in Nutrition confirmou que o nitrato na beterraba contribui para suas atividades de redução da pressão arterial amplamente relatadas.
Eles aumentam a resistência física
Um estudo britânico publicado no Journal of Applied Physiology investigou os efeitos do consumo de suco de beterraba orgânico no desempenho atlético dos homens. Eles recrutaram oito participantes do sexo masculino com idades entre 19 e 38 anos e inicialmente deram a eles 500 mililitros (mL) de suco de beterraba orgânico todos os dias durante seis dias.
Eles então pediram aos participantes que completassem uma série de testes que envolviam andar de bicicleta em uma bicicleta ergométrica. Este experimento foi repetido depois de algum tempo, mas com um placebo de suco de groselha preta para comparação.
O estudo descobriu que beber suco de beterraba melhorou a resistência dos participantes e permitiu que eles pedalassem por uma média de 11,25 minutos. Isso é 92 segundos a mais do que eles foram capazes de realizar depois de beber suco de groselha preta.
O estudo descobriu que beber suco de beterraba melhorou a resistência dos participantes e permitiu que eles pedalassem por uma média de 11,25 minutos. Isso é 92 segundos a mais do que eles foram capazes de realizar depois de beber suco de groselha preta.
Além disso, os participantes tiveram uma pressão arterial de repouso mais baixa quando bebiam suco de beterraba do que quando bebiam o placebo, sugerindo que o suco de beterraba é uma excelente bebida para aumentar o desempenho físico.
Eles melhoram o controle do açúcar no sangue
Em um estudo recente publicado no Journal of Diabetes & Metabolic Disorders, os pesquisadores examinaram os efeitos do consumo regular de beterraba em marcadores metabólicos, como níveis de glicose no sangue e pressão arterial, e função cognitiva em pessoas com diabetes tipo 2.
Eles pediram aos participantes que consumissem 100 g de beterraba vermelha crua diariamente durante oito semanas. As medições foram realizadas no início e no final do período de estudo. Os pesquisadores relataram que o consumo diário de beterraba vermelha reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue em jejum dos participantes, bem como sua hemoglobina glicosilada, sugerindo um melhor controle do açúcar no sangue.
A beterraba também diminuiu a pressão arterial sistólica e diastólica dos participantes e aumentou sua capacidade antioxidante e desempenho cognitivo. Esses resultados sugerem que comer beterraba regularmente é benéfico para os diabéticos de várias maneiras.
Eles ajudam a matar as células cancerígenas
Diz-se que as beterrabas são uma excelente fonte de agentes anticancerígenos naturais. Em um estudo publicado na BMC Complementary Medicine and Therapies, os pesquisadores obtiveram betanina e um extrato hidroalcoólico de beterraba (BHE) e os testaram em duas linhagens de células de câncer colorretal.
Estudos anteriores mostraram que a betanina tem efeitos pró-apoptóticos, o que significa que pode desencadear a morte em células cancerígenas. Esperava-se que o BHE tivesse atividades anticancerígenas semelhantes. Os resultados mostraram que o BHE e a betanina da beterraba podem inibir o crescimento de células cancerígenas colorretais de maneira dependente do tempo e da dose.
Uma análise mais aprofundada revelou que ambos os componentes da beterraba exercem seus efeitos regulando positivamente a expressão de genes pró-apoptóticos e regulando negativamente os genes antiapoptóticos. Os pesquisadores observaram que os componentes da beterraba são mais seguros do que os agentes anticancerígenos convencionais porque deixam as células normais ilesas e matam apenas as células cancerígenas.
Eles melhoram o desempenho do cérebro
De acordo com um estudo publicado na revista Applied Sciences, o consumo regular de beterraba demonstrou melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro e, consequentemente, a função cognitiva em adultos. Esse benefício cerebral pode ser atribuído ao teor de nitrato das beterrabas, que pode apoiar a função saudável dos vasos sanguíneos e a circulação sanguínea. Estudos mostram que o aumento do fluxo sanguíneo cerebral leva a pontuações cognitivas mais altas para velocidade psicomotora, fluência verbal e memória de trabalho.
Além disso, um estudo publicado no European Journal of Nutrition descobriu que tomar um suplemento mastigável contendo 3 g de extrato de beterraba diariamente pode melhorar significativamente certos aspectos da função cognitiva em adultos saudáveis do sexo masculino e feminino. Os efeitos cognitivos da beterraba são particularmente evidentes na capacidade de memória e nas habilidades do lobo frontal, como planejamento, autocontrole, formação de memória, empatia e atenção.
Eles apoiam um fígado saudável
Em um estudo publicado na Frontiers in Nutrition, os pesquisadores compararam os efeitos de beber suco de beterraba e seguir a dieta mediterrânea no fígado de pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). O teste durou 12 semanas e envolveu 180 indivíduos com idades entre 19 e 73 anos. Os participantes foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: controle, dieta mediterrânea com suco de beterraba, dieta mediterrânea sozinha e suco de beterraba sozinho.
No final da intervenção, os pesquisadores descobriram que os níveis de colesterol no sangue, triglicerídeos, lipoproteína de baixa densidade, bilirrubina e marcadores de distúrbios hepáticos diminuíram significativamente em todos os grupos, exceto no controle. Todos os três grupos também experimentaram um aumento significativo nos níveis de lipoproteína de alta densidade (colesterol bom).
- Experimente o poderoso suplemento: Nature's Way - Raiz Beterraba 500 mg. - 100 Cápsulas vegetarianas
Esses achados sugerem uma redução na esteatose hepática (acúmulo de gordura) resultante do consumo regular de suco de beterraba ou da dieta mediterrânea. Os pesquisadores observaram que "a combinação de suco de beterraba com a dieta mediterrânea mostrou maior eficácia no tratamento da DHGNA".
A beterraba é um superalimento colorido que oferece muitos benefícios nutricionais e de saúde. Incorpore este incrível vegetal de raiz em uma dieta saudável para aumentar sua resistência física, combater o câncer e apoiar a saúde metabólica, cardíaca, cerebral e hepática ideal. Artigo republicado do: naturopathy.news
A beterraba é um superalimento colorido que oferece muitos benefícios nutricionais e de saúde. Incorpore este incrível vegetal de raiz em uma dieta saudável para aumentar sua resistência física, combater o câncer e apoiar a saúde metabólica, cardíaca, cerebral e hepática ideal. Artigo republicado do: naturopathy.news