Em 18 de novembro, o governo sueco iniciou a distribuição de seu guia atualizado, "Om krisen eller kriget kommer" (Se a crise ou a guerra vier) para cinco milhões de famílias. A quinta edição de 32 páginas deste folheto, introduzida pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial, fornece conselhos práticos sobre os preparativos para a guerra, surtos de doenças e condições climáticas extremas. A versão digital do guia, lançada em outubro, já foi baixada 55.000 vezes.
"Vivemos em tempos incertos. Conflitos armados estão sendo travados atualmente em nosso canto do mundo. Terrorismo, ataques cibernéticos e campanhas de desinformação estão sendo usados para nos minar e influenciar. Para resistir a essas ameaças, devemos permanecer unidos. Se a Suécia for atacada, todos devem fazer sua parte para defender a independência da Suécia – e nossa democracia", escreveu a Agência Sueca de Contingências Civis (MSB), a agência governamental que compilou o panfleto.
"Construímos resiliência todos os dias, junto com nossos entes queridos, colegas, amigos e vizinhos. Nesta brochura, você aprende como se preparar e agir em caso de crise ou guerra. Você faz parte da preparação geral para emergências da Suécia."
🇸🇪🇫🇮🇳🇴 | Suécia, Finlândia e Noruega lançam panfletos e preparam os seus cidadãos para cenários de um ataque nuclear, na sequência do aumento das tensões entre a Ucrânia e a Rússia depois de os EUA terem dado luz verde a pic.twitter.com/I7oVCGqDPF
O livreto apresenta conselhos sobre como estocar itens essenciais, como alimentos e água não perecíveis, produtos de sanidade, medicamentos e dinheiro por uma semana, bem como dicas sobre o cultivo de plantas comestíveis e o apoio a populações vulneráveis. A orientação mais recente também inclui instruções práticas sobre evacuação, controle de sangramento, controle da ansiedade e comunicação com as crianças sobre a guerra.
Além disso, a cartilha incentiva a preparação coletiva, promovendo iniciativas de defesa voluntária, doações de sangue e treinamento de habilidades em ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e técnicas de sobrevivência.
Países nórdicos tomam medidas proativas para preparar suas populações para ameaças modernas
Por exemplo, o Ministério do Interior da Finlândia lançou seu próprio guia digital intitulado "Preparando-se para Incidentes e Crises" para preparar seus cidadãos para interrupções prolongadas de energia e água, interrupções nas telecomunicações e possíveis conflitos militares.
A orientação aconselha os cidadãos a terem dinheiro suficiente para cobrir suprimentos essenciais. Também sugere atividades como jogos, leitura ou artesanato para passar o tempo e gerenciar crises, bem como dicas para se manter aquecido durante invernos gelados, com temperaturas muitas vezes abaixo de zero C e às vezes caindo para -30 C no norte da Finlândia.
Além disso, a orientação destaca a disponibilidade de abrigos civis no país, incluindo instalações como um grande abrigo antiaéreo de Helsinque que pode acomodar 6.000 pessoas e possui quadras esportivas, uma área de recreação infantil e uma praça de alimentação. "Nunca esquecemos essas coisas, devido à nossa história – sempre achamos a preparação muito importante", disse Daniel Backstrom, líder voluntário da Defesa Civil Finlandesa.
A Noruega e a Dinamarca também emitiram suas orientações atualizadas sobre o tempo de guerra no início deste ano para ajudar os cidadãos a se prepararem para possíveis crises.
Acesse WWIII.news para mais histórias semelhantes a esta.
Este site usa cookies e outros serviços para melhorar sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.