Hemoglobina A1c (HbA1c): O que saber se você tem diabetes ou pré-diabetes ou está em risco para essas condições

Mesmo que você não viva com diabetes, provavelmente já ouviu certos termos relacionados à condição, como açúcar no sangue, glicose e insulina.

Hemoglobina A1c (HbA1c): O que saber se você tem diabetes ou pré-diabetes ou está em risco para essas condições
Mesmo que você não viva com diabetes, provavelmente já ouviu certos termos relacionados à condição, como açúcar no sangue, glicose e insulina. Outro termo importante com o qual qualquer pessoa com ou em risco de diabetes deve estar familiarizada é a hemoglobina A1c (HbA1c).

A hemoglobina é uma proteína nos glóbulos vermelhos. Embora sua principal função seja transportar oxigênio para os tecidos do corpo, as moléculas de glicose (açúcar no sangue) também podem se ligar à hemoglobina. Todo mundo tem alguma quantidade de glicose ligada à sua hemoglobina. Veja nosso Ebook sobre como prevenir ou reverter a diabetes.

"Todos nós, diabéticos e não diabéticos, temos níveis de açúcar no sangue que flutuam constantemente", diz o Dr. David M. Nathan, membro do Conselho Consultivo Editorial da Harvard Health Publishing, fundador do Centro de Diabetes e diretor do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Geral de Massachusetts. Mas as pessoas com diabetes regularmente têm níveis mais altos de açúcar no sangue circulando na corrente sanguínea.

Quando alguém com diabetes mede o açúcar no sangue com um teste de açúcar no sangue em casa, obtém um instantâneo do nível de açúcar no sangue naquele momento. Esse número aumenta e diminui naturalmente durante o dia enquanto você come, se exercita e dorme.

Em contraste, o teste de HbA1c fornece uma medida dos níveis médios de açúcar no sangue durante um período de três meses.

Como a hemoglobina A1c é medida?


Seu médico verifica sua HbA1c com um simples exame de sangue. Você pode ter uma picada no dedo que lê especificamente os níveis de HbA1c ou pode ter um frasco de sangue coletado por uma agulha no braço. Você pode fazer o teste a qualquer hora do dia e não precisa jejuar antes.

Com uma picada no dedo, você obtém seus resultados imediatamente. Se o seu médico estiver enviando um frasco de sangue para um laboratório, você obterá resultados em um dia.

O teste de HbA1c é padrão para qualquer pessoa em risco de diabetes ou com diabetes. Isso permite que você e seu médico acompanhem suas tendências de açúcar no sangue ao longo do tempo para ver se seus níveis médios de açúcar no sangue estão subindo e oferece a oportunidade de tomar medidas para reduzir seus níveis de açúcar no sangue antes de desenvolver diabetes ou se você tem diabetes. Testes regulares de HbA1c podem ajudar você e seu médico a determinar se o tratamento atual é eficaz ou precisa de ajustes.

Como converter HbA1c em glicose média no sangue em mg/dL


Como a maioria dos ajustes diários de medicamentos para diabetes são feitos com base nos níveis de glicose (açúcar) no sangue, é útil entender como os níveis de HbA1c se traduzem em níveis médios de açúcar no sangue. Os resultados dos testes de açúcar no sangue são medidos em miligramas por decilitro, ou mg/dL, enquanto os valores de HbA1c são relatados como a porcentagem de hemoglobina que tem glicose ligada a ela.

O que é uma faixa normal de hemoglobina A1c?


Em geral, um valor abaixo de 5,7% significa que seu açúcar no sangue está na faixa normal e você não tem diabetes.

Um valor entre 5,7% e 6,4% significa que você tem pré-diabetes. Esta não é uma via de mão única para um diagnóstico de diabetes, mas deve ser um alerta, diz o Dr. Nathan. "O pré-diabetes é um sinal de alerta de que os níveis de açúcar no sangue estão aumentando, e é hora de pensar em perder algum peso ou talvez se tornar mais ativo antes de verificarmos novamente em cerca de dois a três meses", diz ele.

Depois de atingir um A1c de 6,5%, você está na faixa de diabetes.

Níveis alvo de A1c para pessoas com diabetes


Um alto valor de HbA1c é o fator de risco mais forte para o desenvolvimento de complicações de longo prazo do diabetes, diz o Dr. Nathan. "Especialmente doenças oculares que podem resultar em cegueira, doenças renais que podem causar insuficiência renal e doenças nervosas (neuropatia) que podem levar à necessidade de amputação", diz ele. "Você não precisa entrar em pânico, pois geralmente leva muitos anos de altos níveis de HbA1c ou açúcar no sangue para desenvolver essas complicações. No entanto, você também não deve ser complacente. Controlar os níveis de açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol ao longo do tempo é a melhor maneira de evitar as complicações que afetam as pessoas com diabetes.

Se você tem diabetes, seu médico definirá uma meta personalizada de A1c para você. A meta de HbA1c para muitas pessoas com diabetes é inferior a 7%. (A meta A1c pode ser maior em adultos mais velhos que podem não ser tão vulneráveis a essas complicações de longo prazo, que levam muitos anos para se desenvolver.)

Como reduzir os níveis de açúcar no sangue se você tem diabetes ou pré-diabetes


Para reduzir sua A1c, você e seu médico podem desenvolver um plano de tratamento envolvendo mudanças em sua dieta, exercícios regulares e, em muitos casos, medicação.

Pesquisas mostram que uma das maneiras mais eficazes de reduzir os níveis de açúcar no sangue é perder o excesso de peso. Perder de 7% a 10% do seu peso corporal total torna suas células mais responsivas à insulina, o hormônio que regula o açúcar no sangue. Dieta e exercícios são fundamentais para a perda de peso.

Dieta. O plano alimentar específico que funciona melhor para você depende do seu estilo de vida e preferências pessoais. As diretrizes a seguir apoiam níveis estáveis e saudáveis de açúcar no sangue:

  • Faça refeições menores ao longo do dia.
  • Encha a maior parte do seu prato com vegetais sem amido.
  • Mantenha as proteínas magras ou à base de plantas.
  • Reduza ou corte o açúcar adicionado.
  • Escolha gorduras saudáveis, como o azeite.
  • Procure mais alimentos integrais e menos alimentos processados.
  • Beba muita água.

Exercício. Não importa como você escolha se mover, faça disso um hábito regular. Seu objetivo deve ser pelo menos 150 minutos por semana de uma atividade saudável para o coração, como uma caminhada rápida ou ciclismo.

Se seus números de açúcar no sangue ainda não estiverem diminuindo, seu médico pode prescrever um ou mais medicamentos. A metformina (Glucophage) é geralmente o tratamento de primeira linha para diabetes. Outras opções incluem inibidores de DPP-4, agonistas de GLP-1, inibidores de SGLT2, sulfonilureias e insulina, que podem ser adicionados à metformina se os níveis de açúcar no sangue e HbA1c permanecerem acima de sua meta. Artigo republicado do: Harvard.edu

Postar um comentário

0 Comentários

Este blog usa cookies e outros serviços para melhorar sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Amazon

Amazon