Em uma decisão histórica, mais de 160 Estados-membros da ONU votaram, na última quinta-feira (2), a favor de uma resolução que solicita a negociação de um tratado para proibir o uso de "robôs assassinos", um tipo de arma autônoma que utiliza inteligência artificial (IA) para selecionar e atacar alvos sem a intervenção humana.
A resolução reconhece o risco crescente de proliferação dessas armas, que podem transformar radicalmente a segurança global, aumentando o perigo de uma corrida armamentista e intensificando crises humanitárias já existentes.
De acordo com a Human Rights Watch (HRW), muitos países que se abstiveram ou votaram contra a resolução, como Rússia, Belarus e Coreia do Norte, têm investido pesadamente no desenvolvimento de armas autônomas, criando preocupações sobre a competição global para dominar essas tecnologias.
Embora a resolução não exija uma proibição imediata, ela propõe uma rodada de consultas no ano que vem em Nova York para discutir as implicações dessas armas e reforçar a conscientização global sobre os perigos que elas representam.
A votação reflete uma crescente preocupação com a direção em que as tecnologias militares estão tomando, e a necessidade urgente de estabelecer um controle internacional para impedir que os "robôs assassinos" se tornem uma ameaça real à segurança e aos direitos humanos em todo o mundo.
Inscreva-se para Receber nossas notícias no seu CELULAR
Quer mais energia e disposição no dia a dia?
O Wake Up Shot da Bigens com vitamina c, própolis, gengibre, cúrcuma, guarana e zinco, Sabor Limão, 150g, é um suplemento alimentar concentrado que combina ingredientes naturais e bioativos com o objetivo de oferecer energia, disposição, suporte imunológico e bem-estar geral. Ideal para momentos de cansaço, estresse ou baixa imunidade.
Comprar Agora