, outro pozinho verde cheio de benefícios está conquistando muitas pessoas, especialmente
e nutricionistas. Considerado um
, a spirulina possui muitos nutrientes, tendo até mesmo uma quantidade maior de proteína do que a carne animal. Mas para que ela serve e como utilizar do jeito certo para aproveitar os seus benefícios ao máximo? O TudoGostoso trouxe as respostas para você!
O que é a spirulina?
A
spirulina é extraída de uma microalga, também conhecida como alga azul, sendo consumida há séculos por diferentes povos e culturas. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a spirulina de “alimento do milênio”, devido ao seu histórico de uso e aos mais de 50 nutrientes valiosos que possui. Ela costuma ser vendida em forma de tabletes, cápsulas e em pó, possibilitando várias maneiras de uso no dia a dia.
Para que serve a spirulina?
A spirulina serve como suplemento alimentar e por conta da grande quantidade de nutrientes, ela se torna um grande atrativo para atletas e nutricionistas. Além de ser uma ótima fonte de proteína, esse alimento também tem propriedades antioxidantes, vitaminas do complexo B e minerais importantes para o funcionamento do nosso organismo como ferro, magnésio, potássio e cálcio.
Quais são os benefícios da spirulina para a saúde?
Com essa junção de nutrientes, a spirulina costuma ser indicada para pessoas com baixa imunidade, anemia ou para quem está em processo de emagrecimento, por exemplo. Além disso, o superalimento também é conhecido por melhorar o desempenho físico e fornecer energia, sendo um ótimo aliado para atletas. Melhora o desempenho físico
Por ser uma ótima fonte de proteínas, este suplemento auxilia no desempenho físico, apoiando a recuperação dos músculos e favorecendo o ganho de
massa muscular. Ele também contribui para a síntese de proteínas após o treino e ajuda no aumento de resistência, reduzindo a fadiga intensa.
Ajuda na perda de peso
A spirulina também ajuda a emagrecer, devido a presença de fibras e proteínas, que promovem uma sensação de saciedade mais prolongada, controlando o apetite. Além disso, ela também conta o aminoácido γ-linolênico, um composto poderoso que auxilia na queima de gordura.
Controla a pressão arterial
Incluir esse alimento na rotina também pode ser muito interessante para quem precisa controlar a pressão arterial. Os ativos dessa alga auxiliam na produção do óxido nítrico, uma substância responsável por promover um relaxamento dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. Além disso, a presença do potássio desempenha um papel fundamental na regulação da pressão. Mas, vale lembrar que o uso nesse sentido deve ser feito somente mediante prescrição médica.Protege o organismo
Suas
propriedades antioxidantes e a presença de vitamina C, contribuem para a proteção do organismo, como um aliado do nosso sistema imunológico. Além disso, sua ação anti-inflamatória e desintoxicante reduzem inflamações leves e eliminam toxinas.
Como incluir a spirulina na rotina?
Depois de conhecer todos esses benefícios, você já deve estar se perguntando como incluir esse superalimento na rotina, não é mesmo? Uma das vantagens da spirulina é a possibilidade de consumi-la em pó, em forma de cápsula e até mesmo tablete. Assim, você escolhe a melhor opção para a sua rotina, além de considerar as suas preferências.
Você colocar a spirulina em pó em uma vitamina matinal, antes de uma refeição ou usar as cápsulas depois do treino para ajudar na recuperação muscular, por exemplo. A dose segura recomendada para um adulto é de 3 a 10 gramas por dia e só deve ser consumida com orientação de um profissional de saúde. Artigo republicado do
Tudo Gostoso - MSN