Estudos: Como limpar suas artérias e prevenir doença cardíaca com uma simples fruta
A romã pode prevenir e reverter doenças cardiovasculares, segundo estudos. Rica em antioxidantes, ela limpa as artérias, reduz inflamação e mais
Fábio Allves
junho 12, 2025
Fundador | CEO
| Bem-estar
Link copiado!
Você já ouviu dizer que “você é o que você come”? Pois pesquisas recentes sugerem que, quando o assunto é saúde do coração, a resposta pode estar mais próxima da cozinha do que do armário de remédios. Um estudo científico está chamando atenção por mostrar que a romã , uma fruta comum e cheia de sabor, pode ajudar a prevenir e até reverter doenças cardiovasculares , especialmente aquelas ligadas ao entupimento das artérias.
Um estudo publicado na revista Atherosclerosis confirma que o extrato de romã pode prevenir e/ou reverter a patologia primária associada à mortalidade cardíaca: o espessamento progressivo das artérias coronárias causado pelo acúmulo de materiais gordurosos conhecido como aterosclerose. Além disso, a romã pode prevenir e reverter doenças cardiovasculares, segundo estudos. Rica em antioxidantes, ela limpa as artérias, reduz inflamação e combate infecções, oferecendo benefícios naturais para o coração.
Neste primeiro estudo, camundongos com suscetibilidade genética a bloqueios espontâneos das artérias coronárias receberam extrato de romã por meio da água potável por duas semanas, começando às três semanas de idade. Apesar do fato de que o tratamento com romã realmente aumentou os níveis de colesterol associados a partículas de tamanho de lipoproteína de densidade muito baixa, o tratamento reduziu o tamanho das placas ateroscleróticas no seio aórtico (a abertura dilatada acima da válvula aórtica) e reduziu a proporção de artérias coronárias com placas ateroscleróticas oclusivas.
Os pesquisadores observaram ainda sete benefícios importantes no grupo tratado com romã:
Menos estresse oxidativo (que danifica células)
Redução da inflamação nas artérias
Menos acúmulo de gordura no músculo do coração
Menor presença de células inflamatórias no coração
Menos fibrose (endurecimento do tecido cardíaco)
Menor aumento do coração (comum em doenças crônicas)
Melhora nos resultados do eletrocardiograma (ECG)
Esses resultados levantam uma pergunta interessante: como uma simples fruta pode ter tantos efeitos positivos no coração?
Os resultados foram impressionantes: após 12 meses, houve redução de até 35% na espessura das placas arteriais . Já no grupo que não tomou suco (grupo controle), houve um aumento médio de 9% no entupimento das artérias em apenas um ano.
Isso sugere que a romã não só parou o avanço da doença, mas reverteu parte do dano já existente — algo extremamente difícil de alcançar com medicamentos convencionais.
A Conexão Entre Alimentação e Evolução
Com base em pesquisas, acredito que nossos corpos evoluíram junto com certos alimentos, como as frutas. Isso significa que, ao longo de milhares de anos, perdemos a capacidade de produzir algumas substâncias essenciais ou mesmo por consumirmos alimentos processados ou geneticamente modificados, banhados com substâncias químicas prejudicaram os nutrientes — como a vitamina C — porque tínhamos acesso constante a elas na dieta. Quando ficamos sem esses nutrientes, nosso corpo pode começar a falhar em funções importantes, incluindo a manutenção do sistema cardiovascular.
A romã, rica em antioxidantes e compostos bioativos, parece agir como um "limpador natural" das artérias. Sua sensação adstringente (aquela boca seca depois de tomar o suco) pode ser comparada à limpeza interna que ela promove em nossos vasos sanguíneos, onde também há células epiteliais — similares às da boca.
Anti-inflamatória : Combate a inflamação, fator-chave no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Redutora da pressão arterial : Age como inibidor natural da enzima conversora da angiotensina e ajuda na produção de óxido nítrico, duas vias conhecidas por relaxar os vasos sanguíneos.
Antioxidante : Reduz o estresse oxidativo, que contribui para o envelhecimento precoce das artérias e danos celulares.
Antibacteriana e antiviral : Muitas vezes, infecções bacterianas ou virais estão associadas ao desenvolvimento da aterosclerose. A romã combate agentes como o vírus da hepatite B, HIV, gripe e até bactérias como a E. coli .
Foi estudado para combater os seguintes organismos infecciosos:
Gripe aviária
Candida
Escherichia coli
Hepatite B
HIV
Influenza A
Poxvírus
Salmonella
SARS (síndrome respiratória aguda grave)
Staphylococcus auerus
Vírus Vaccinia
Vírus Vibrio (cólera)
Se um medicamento farmacêutico apresentasse resultados tão bons quanto os da romã, seria celebrado como um verdadeiro milagre da medicina. No entanto, muitas vezes ignoramos o poder das plantas e dos alimentos naturais em prol de pílulas sintéticas.
Claro, isso não quer dizer que todos devem abandonar seus remédios por conta própria. Mas esses estudos reforçam a importância de incluir alimentos funcionais — como a romã — na dieta diária, especialmente para quem tem histórico familiar ou risco de doenças cardíacas.
A romã não é apenas uma fruta bonita e saborosa. Ela é rica em compostos que podem:
Limpar e proteger as artérias
Reduzir a inflamação e o estresse oxidativo
Melhorar a função cardíaca
Inibir infecções que prejudicam o coração
Enquanto pesquisas continuam, uma coisa é certa: cuidar do coração pode começar com escolhas simples — como incluir uma fruta poderosa no seu dia a dia.
Dica prática: Que tal substituir refrigerantes ou sucos industrializados pelo suco natural de romã? Além de delicioso, ele pode ser um aliado poderoso para o seu coração.
Este site usa cookies e outros serviços para melhorar sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.